No entanto, já na primeira questão da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias há um erro grave na figura, contrariando o próprio enunciado da questão.
A figura presente na prova compara o ouvido externo a um tubo sonoro "fechado". Segundo os conceitos da ondulatória, o tudo é fechado no extremo do tímpano e aberto no outro extremo (orelha).
A figura à esquerda, representando o ouvido em corte está correta. No entanto, a figura à direita, representando um esquema simplificado do tubo auditivo está errada: há um um nó na porção aberta (orelha) e um ventre na porção fechada (tímpano). O enunciado, por sua vez, diz "(...) ocorra um nó sobre o tímpano e ocorra um ventre da onda na saída do canal auditivo, (...)", confundindo o aluno. Deve-se lembrar que apenas o enunciado está correto.
Representamos na figura abaixo a forma correta: nó no tímpano (parte fechada) e ventre no extremo oposto (parte aberta).
Com certeza, o aluno que estivesse atento ao enunciado e dominasse o conteúdo seria capaz de identificar o erro. No entanto, aquele aluno que estivesse mais inseguro ficaria mais nervoso e acabaria "chutando".
Nenhum comentário:
Postar um comentário